N√£o h√° como fugir deste tema de pandemia perante esta crise de sa√ļde p√ļblica que tem afetado a nossa vida como nunca antes.

Grande parte da população está em casa a adaptar-se a esta nova rotina, menos ativa, mais ponderada e muito incerta. Estamos a passar por uma fase sem precedentes e, por isso, vamos ter de fazer escolhas mais conscientes.

Embora não haja uma relação conhecida entre a alimentação e prevenção ou tratamento da covid-19, sabemos que o nosso sistema imunitário vai funcionar tanto melhor quanto melhor for a nossa condição física, a qualidade do nosso sono, a ingestão de água e a prática de uma alimentação equilibrada e diversificada, garantindo assim todos os nutrientes, vitaminas e minerais que o nosso corpo precisa.

E é isto, uma vez mais temos de olhar por nós e cuidar da nossa alimentação para que sejamos mais saudáveis com a responsabilidade acrescida de que nos próximos tempos vamos passar mais tempo em casa e a nossa atividade física vai certamente diminuir.

O conselho das v√°rias entidades de sa√ļde √© que nos mantenhamos ativos, de acordo com as condi√ß√Ķes que temos √† nossa disposi√ß√£o, a pr√°tica de 15-30 min de exerc√≠cio moderado a intenso far√° toda a diferen√ßa. Devemos por isso manter as nossas rotinas o mais parecidas poss√≠vel e, no que diz respeito √† alimenta√ß√£o, vamos ter mais tempo e disponibilidade para preparar as nossas refei√ß√Ķes.

√Č importante que adequemos a nossa alimenta√ß√£o √† nossa condi√ß√£o atual, ou seja, se gastamos menos energia e se estamos menos ativos, o nosso corpo n√£o vai precisar de ingerir tantas calorias.

  • √Č importante fazermos listas de compras, para percebermos o que precisamos realmente de comprar e evitar excessos desnecess√°rios.
  • Devemos evitar neste tempo de quarentena alimentos processados e ricos em gordura e sal, bem como de fritos e molhos.
  • Agora que temos mais tempo, devemos optar por cozinhar com ingredientes frescos, congelados ou enlatados, controlando sempre a gordura e o sal. Descarte a possibilidade comida pr√© feita.
  • Evite ou controle comer doces, √© muito importante que tenha controlo no consumo de a√ßucares refinados.
  • Coma fruta. Aten√ß√£o √†s frutas potencialmente mais cal√≥ricas como o abacate, manga etc.
  • Controle as por√ß√Ķes das suas refei√ß√Ķes. O seu prato deve ser composto por 50% legumes ou saladas, 25% prote√≠na (carne, peixe, ovo) e 25% hidratos (arroz, massa, batata ou leguminosas).
  • N√£o se esque√ßa de beber muita √°gua, m√≠nimo 1,5l por dia.
  • Cumpra hor√°rios de refei√ß√Ķes, fa√ßa pausas e tente comer de 2/2horas para contolar a sua saciedade.

No Insania temos muitos artigos de cozinha para entrega imediata que o v√£o ajudar a preparar as suas refei√ß√Ķes mais saud√°veis – Descubra todos os nossos produtos aqui: https://www.insania.com/z/01fb3

About BlogInsania

No Comments

Be the first to start a conversation

Deixar uma Resposta

  • (will not be published)