Os nossos animais podem contrair o novo coronavírus? Tudo indica que não. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) não existe, para já, evidência científica que os animais possam ser infetados, nem que possam transmitir o vírus aos seres humanos!

Sabemos que foi passada uma notícia de um cão infetado, na China, que teve um teste positivo para o Covid-19, contudo nunca apresentou sintomas e os testes feitos posteriormente foram inconclusivos. Este foi apenas o único caso detetado em animais de companhia, não havendo por isso razões para acreditar que estes animais possam ser infetados e possam também transmitir o vírus.

Já pode ficar descansado e livre para fazer festas sem preocupações ao seu animas de estimação, mas atenção caso apresente sintomas ou acabe por contrair o vírus.

A Animal, organização não-governamental (ONG) portuguesa de “defesa dos direitos fundamentais dos animais não-humanos” recomenda que devem haver alguns cuidados com os animais durante este tempo de pandemia, sobretudo para quem é doente de risco ou precisar de ficar hospitalizado – nestes casos será necessário estabelecer uma “rede de apoio”, isto é, garantir que tem alguém que possa cuidar dos seus animais em caso de necessidade.

Neste sentido, caso suspeite que possa estar infetado ou efetivamente contraia a doença, deve limitar o contacto com o seu animal. Em último caso, se estiver infetado, poderá usar máscara e luvas para proteger o seu animal.

Para além disso, devem ser reforçados alguns cuidados, nomeadamente:

  • Lavar bem as mãos antes e depois de mexer no seu animal.
  • Reduzir os passeios do seu cão ao mínimo e indispensável para que este assegure as suas necessidades básicas e bem-estar.
  • Deve privilegiar horas em que menos gente esteja na rua para passear o seu cão.
  • Sempre que vem da rua deve limpar muito bem as patas e o focinho do seu companheiro antes de entrar em casa, com um pano específico para o efeito. Aconselha-se que seja destinado um sítio para guardar este pano, perto da entrada, não dispensando a sua lavagem frequente.

Veja as nossas sugestões de produtos para animais aqui: https://www.insania.com/z/6d5dd

About BlogInsania

No Comments

Be the first to start a conversation

Deixar uma Resposta

  • (will not be published)