Em Portugal, estima-se que sejam desperdiçados, anualmente, mais de 1 milhão de toneladas de alimentos que podiam muito bem alimentar mais de 360 mil pessoas que passam fome no nosso país. Não acredita, pois não? Mas é a realidade!

Está por dentro deste tema? Considera-se desperdício alimentar as perdas que ocorrem nas várias fases da cadeia alimentar, desde o momento da sua produção ao consumo. Estamos a falar de todos os alimentos que acabamos por deitar fora por não os termos consumido.

Se formos ver os números a nível mundial, mais de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos, vão para o lixo e as consequências são devastadoras não só a nível de euros perdidos, mas também a nível de emissão de gases de efeito de estufa, diminuição das reservas de água potável e impacto na biodiversidade do planeta.

Dá que pensar não é? Aos poucos vai-se debatendo, cada vez mais, sobre este tema e as pessoas estão mais despertas para tal. Deixamos algumas dicas para evitar o desperdício:

  • Planeie, sempre que possível, as suas refeições e elabore uma lista de compras antes de ir ao supermercado
  • Tenha em atenção o prazo de validade dos alimentos, optando pelos de prazo mais alargado
  • Consuma primeiro as frutas e legumes mais maduras e só depois as mais verdes
  • Reaproveite as sobras das suas refeições, bem como a fruta e legumes maduros
  • Cozinhe apenas a quantidade adequada para cada pessoa, evitando assim os excessos e o desperdício
  • Congele ou conserve os alimentos para que durem mais tempo

Estas são apenas algumas dicas fáceis de seguir e que podem fazer a diferença. Se tiver interesse neste assunto pode pesquisar na Internet sobre ele, vai encontrar muitas outras dicas.

Para ajudar a preparar as suas refeições, sugerimos que consulte a nossa vasta oferta de utensílios que temos disponíveis aqui: https://www.insania.com/z/d64f7.

About BlogInsania

No Comments

Be the first to start a conversation

Deixar uma Resposta

  • (will not be published)