E se lhe dissermos que ter um animal de estimação ajuda a prevenir doenças e a sermos mais saudáveis? Serial totalmente descabido?

Para além de serem uma companhia para muitos e de nos fazerem sentir bem e despertarem muitos sentimentos positivos nas nossas vidas, donos de um carinho incondicional e sempre leais, os animais ajudam-nos também a evitar ou ultrapassar algumas doenças que possam vir a surgir nas nossas vidas.

Novas investigações contrariam a tendência que se seguiu durante anos de que ter um animal em casa era sinónimo de alergias. De acordo com o Journal of Allergy and Clinical Immunology, a convivência com animais, sobretudo os amigos peludos de 4 patas, ajuda a reduzir o risco de alergias. Parece contraditório, mas a proximidade contribui para fortalecer o sistema imunitário, devido à exposição regular a alergénios e sujidades.

Outro estudo recente, realizado pelo Instituto Baker Medical, revela ainda que ter um animal de estimação contribui para a redução de desenvolvimento de doença cardíaca, ajudando-nos a ter um coração mais forte.

Por outro lado, está também cientificamente provado que a interação com um animal de estimação origina uma maior produção de dopamina e seratonina, que são neurotransmissores que provocam a sensação de prazer e calma. Neste sentido, os animais de estimação ajudam também na prevenção da depressão. Estudos demonstram que os idosos que têm um animal estão menos propensos ao isolamento social e à depressão dos que vivem sozinhos.

Posto isto, os animais só nos trazem benefícios. Ainda assim, não deve desleixar-se com alguns cuidados a ter caso tenha um animal em casa. Ensine os seus filhos que deve lavar sempre as mãos depois de brincar com os peludos. Delimite o espaço do seu animal e onde o mesmo deverá dormir. Deverá também garantir que o seu animal de estimação tem as vacinas em dia e que é escovado regularmente para evitar o excesso de pelos a circular na sua casa.

Hint-hint: Experimente a Escova Luva para Animais de Estimação. Cuide do seu animal, removendo os pelos soltos e pó, enquanto o massaja com esta luva com 180 cerdas de silicone.

Fonte: Lusíadas Saúde

About BlogInsania

No Comments

Be the first to start a conversation

Deixar uma Resposta

  • (will not be published)