Não há como fugir deste tema de pandemia perante esta crise de saúde pública que tem afetado a nossa vida como nunca antes.

Grande parte da população está em casa a adaptar-se a esta nova rotina, menos ativa, mais ponderada e muito incerta. Estamos a passar por uma fase sem precedentes e, por isso, vamos ter de fazer escolhas mais conscientes.

Embora não haja uma relação conhecida entre a alimentação e prevenção ou tratamento da covid-19, sabemos que o nosso sistema imunitário vai funcionar tanto melhor quanto melhor for a nossa condição física, a qualidade do nosso sono, a ingestão de água e a prática de uma alimentação equilibrada e diversificada, garantindo assim todos os nutrientes, vitaminas e minerais que o nosso corpo precisa.

E é isto, uma vez mais temos de olhar por nós e cuidar da nossa alimentação para que sejamos mais saudáveis com a responsabilidade acrescida de que nos próximos tempos vamos passar mais tempo em casa e a nossa atividade física vai certamente diminuir.

O conselho das várias entidades de saúde é que nos mantenhamos ativos, de acordo com as condições que temos à nossa disposição, a prática de 15-30 min de exercício moderado a intenso fará toda a diferença. Devemos por isso manter as nossas rotinas o mais parecidas possível e, no que diz respeito à alimentação, vamos ter mais tempo e disponibilidade para preparar as nossas refeições.

É importante que adequemos a nossa alimentação à nossa condição atual, ou seja, se gastamos menos energia e se estamos menos ativos, o nosso corpo não vai precisar de ingerir tantas calorias.

  • É importante fazermos listas de compras, para percebermos o que precisamos realmente de comprar e evitar excessos desnecessários.
  • Devemos evitar neste tempo de quarentena alimentos processados e ricos em gordura e sal, bem como de fritos e molhos.
  • Agora que temos mais tempo, devemos optar por cozinhar com ingredientes frescos, congelados ou enlatados, controlando sempre a gordura e o sal. Descarte a possibilidade comida pré feita.
  • Evite ou controle comer doces, é muito importante que tenha controlo no consumo de açucares refinados.
  • Coma fruta. Atenção às frutas potencialmente mais calóricas como o abacate, manga etc.
  • Controle as porções das suas refeições. O seu prato deve ser composto por 50% legumes ou saladas, 25% proteína (carne, peixe, ovo) e 25% hidratos (arroz, massa, batata ou leguminosas).
  • Não se esqueça de beber muita água, mínimo 1,5l por dia.
  • Cumpra horários de refeições, faça pausas e tente comer de 2/2horas para contolar a sua saciedade.

No Insania temos muitos artigos de cozinha para entrega imediata que o vão ajudar a preparar as suas refeições mais saudáveis – Descubra todos os nossos produtos aqui: https://www.insania.com/z/01fb3

About BlogInsania

No Comments

Be the first to start a conversation

Deixar uma Resposta

  • (will not be published)