Das coisas mais fascinantes na Tailândia é a gastronomia. É uma cozinha muito variada e cheia de cor. Usam de uma forma muito sábia todos os recursos que a natureza nos disponibiliza. Os legumes são usados de uma forma massiva, as leguminosas também, bem como todos os alimentos de origem vegetal. De facto é uma gastronomia que em muito nos tem a ensinar. Como por exemplo, saber usar mais recursos vegetais, em detrimento dos animais.

As receitas da Cozinha Tailandesa parecem-lhe difíceis de confeccionar? Na verdade não são, às vezes podem usar um ou outro utensílio diferente, mas de uma forma geral são bem fáceis de fazer. Neste artigo trago-vos uma das minhas receitas preferidas. Trata-se de arroz frito dentro de ananás.

Esta receita tem algumas variações, a base é a mesma, mas poderá levar apenas recursos alimentares vegetais, dando desta forma lugar a um prato vegan, ou poderá levar carne ou camarão. Poderá fazer a sua adaptação, tendo em consideração aquilo que mais gosta de comer. Outro pormenor muito interessante e impactante na Cozinha Tailandesa é o empratamento. Regra geral são sempre muito cuidadosos e criativos. Às vezes usam flores, porém, nesta receita, o seu arroz frito vem dentro de um ananás. Vamos então à receita.

Ingredientes

  • 2 a 3 colheres de sopa de óleo
  • 4 xícaras de arroz cozido
  • 3 colheres de sopa de molho de soja
  • 2 colheres de chá de caril
  • 2 cebolas pequenas picadas
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 pimentão vermelho ou verde cortados em tirinhas
  • 1 ovo
  • 1 cenoura pequena ralada
  • 1/2 xícara de ervilhas (podem ser congeladas)
  • 1 ananás, retira o ananás e corta-o em cubinhos
  • 1/4 xícara de frutos secos, como caju ou amendoim
  • Sumo de um limão ou lima
  • Coentros a gosto

Passo 1

Dentro de uma tigela coloque o arroz já cozido e deite a colher de óleo. Envolva bem, com os dedos é a melhor forma. Certifique-se que os grãos de arroz ficam soltinhos. Reserve.

Passo 2

Misture num copo o molho de soja com o caril. Este último pode ser em pó ou em pasta, use aquele que preferir.

Passo 3

Numa wok ou numa frigideira coloque um pouco de óleo, pode também usar azeite. Acenda o lume numa temperatura média e adicione a cebola picada, o alho e o pimento. Deixe refogar, sem que fique demasiado frito. Será sensivelmente 1 a 2 minutos.

Passo 4

De seguida abra o ovo e coloque dentro da frigideira, como se se tratasse de um ovo mexido.

Passo 5

Adicione a cenoura ralada, e se achar necessário adicione mais um pouco de óleo ou de azeite.

Passo 6

Adicione o arroz que tinha reservado no primeiro passo, adicione também o ananás em cubinhos e os frutos secos. Com caju fica uma delícia.

Passo 7

Após ter adicionado os ingredientes supra mencionados, regue esta mistura com molho de soja e deixa fritar em lume médio por alguns minutos. Regra geral dura entre 5 a 8 minutos. Evite adicionar mais óleo ou azeite nesta fase, pois pode correr o risco de deixar o seu arroz muito pesado e com oleosidade a mais.

Passo 8

Está na altura de desligar o lume. Veja está bom de sal, ou se falta um pouco de molho de soja. Esprema uma lima ou um limão e regue o seu preparado.

O seu arroz frito está pronto. Agora chegou a hora do empratamento. Use metade do ananás, previamente limpo e sem fruto dentro. Use esta metade de ananás como o seu prato. Introduza o arroz e pode embelezar com uma fatia de lima, e coentros.

Para que possa remover melhor o conteúdo do ananás, gostaria de deixar aqui uma solução bastante prática e eficaz. Não é nada fácil descascar um ananás, muito menos desta forma, pois regra geral o conteúdo é rijo, o que não facilita em nada a sua remoção. Por isso mesmo encontrei este descascador de ananás mega eficaz e que lhe vai resolver muita coisa cada vez que usar esta fruta.


Espero que tenha gostado desta sugestão da loja Insania. Sem dúvida que a loja Insania é das nossas favoritas. A melhor parte é que temos um código de desconto para quando fizeres as tuas compras no site. Use o código NEUZA-M e tem direito a 10% de desconto em compras iguais ou superiores a 30€.

About Neuza Mariano

Olá a todos! Nas minhas plataformas podes encontrar temas sobre Lifestyle: Thailand; Cosmética Natural; Marketing Digital; Alimentação Plant Based e Amor! ⍚ Sabe mais sobre mim em: https://neuzamariano.com/ ⍚ Segue-me pelo insta: neuzamariano ⍚ Segue-me pelo YouTube: https://www.youtube.com/user/neuzamariano

No Comments

Be the first to start a conversation

Deixar uma Resposta

  • (will not be published)