Das coisas mais fascinantes na Tailândia é a gastronomia. É uma cozinha muito variada e cheia de cor. Usam de uma forma muito sábia todos os recursos que a natureza nos disponibiliza. Os legumes são usados de uma forma massiva, as leguminosas também, bem como todos os alimentos de origem vegetal. De facto é uma gastronomia que em muito nos tem a ensinar. Como por exemplo, saber usar mais recursos vegetais, em detrimento dos animais.
As receitas da Cozinha Tailandesa parecem-lhe difíceis de confeccionar? Na verdade não são, às vezes podem usar um ou outro utensílio diferente, mas de uma forma geral são bem fáceis de fazer. Neste artigo trago-vos uma das minhas receitas preferidas. Trata-se de arroz frito dentro de ananás.
Esta receita tem algumas variações, a base é a mesma, mas poderá levar apenas recursos alimentares vegetais, dando desta forma lugar a um prato vegan, ou poderá levar carne ou camarão. Poderá fazer a sua adaptação, tendo em consideração aquilo que mais gosta de comer. Outro pormenor muito interessante e impactante na Cozinha Tailandesa é o empratamento. Regra geral são sempre muito cuidadosos e criativos. Às vezes usam flores, porém, nesta receita, o seu arroz frito vem dentro de um ananás. Vamos então à receita.
Ingredientes
- 2 a 3 colheres de sopa de óleo
- 4 xícaras de arroz cozido
- 3 colheres de sopa de molho de soja
- 2 colheres de chá de caril
- 2 cebolas pequenas picadas
- 3 dentes de alho picados
- 1 pimentão vermelho ou verde cortados em tirinhas
- 1 ovo
- 1 cenoura pequena ralada
- 1/2 xícara de ervilhas (podem ser congeladas)
- 1 ananás, retira o ananás e corta-o em cubinhos
- 1/4 xícara de frutos secos, como caju ou amendoim
- Sumo de um limão ou lima
- Coentros a gosto
Passo 1
Dentro de uma tigela coloque o arroz já cozido e deite a colher de óleo. Envolva bem, com os dedos é a melhor forma. Certifique-se que os grãos de arroz ficam soltinhos. Reserve.
Passo 2
Misture num copo o molho de soja com o caril. Este último pode ser em pó ou em pasta, use aquele que preferir.
Passo 3
Numa wok ou numa frigideira coloque um pouco de óleo, pode também usar azeite. Acenda o lume numa temperatura média e adicione a cebola picada, o alho e o pimento. Deixe refogar, sem que fique demasiado frito. Será sensivelmente 1 a 2 minutos.
Passo 4
De seguida abra o ovo e coloque dentro da frigideira, como se se tratasse de um ovo mexido.
Passo 5
Adicione a cenoura ralada, e se achar necessário adicione mais um pouco de óleo ou de azeite.
Passo 6
Adicione o arroz que tinha reservado no primeiro passo, adicione também o ananás em cubinhos e os frutos secos. Com caju fica uma delícia.
Passo 7
Após ter adicionado os ingredientes supra mencionados, regue esta mistura com molho de soja e deixa fritar em lume médio por alguns minutos. Regra geral dura entre 5 a 8 minutos. Evite adicionar mais óleo ou azeite nesta fase, pois pode correr o risco de deixar o seu arroz muito pesado e com oleosidade a mais.
Passo 8
Está na altura de desligar o lume. Veja está bom de sal, ou se falta um pouco de molho de soja. Esprema uma lima ou um limão e regue o seu preparado.
O seu arroz frito está pronto. Agora chegou a hora do empratamento. Use metade do ananás, previamente limpo e sem fruto dentro. Use esta metade de ananás como o seu prato. Introduza o arroz e pode embelezar com uma fatia de lima, e coentros.
Para que possa remover melhor o conteúdo do ananás, gostaria de deixar aqui uma solução bastante prática e eficaz. Não é nada fácil descascar um ananás, muito menos desta forma, pois regra geral o conteúdo é rijo, o que não facilita em nada a sua remoção. Por isso mesmo encontrei este descascador de ananás mega eficaz e que lhe vai resolver muita coisa cada vez que usar esta fruta.
Espero que tenha gostado desta sugestão da loja Insania. Sem dúvida que a loja Insania é das nossas favoritas. A melhor parte é que temos um código de desconto para quando fizeres as tuas compras no site. Use o código NEUZA-M e tem direito a 10% de desconto em compras iguais ou superiores a 30€.
No Comments
Be the first to start a conversation